A decisão de comprar um imóvel pronto ou na planta depende muito da necessidade, do valor ou até mesmo do estilo de vida do investidor. Contudo, um imóvel na planta apresenta mais vantagens do que um imóvel pronto. Confira!
Imóvel pronto: Para quem possui urgência em se mudar, essa é a opção mais recomendada. Pois, a entrega ocorre rapidamente. Entretanto, quem compra um imóvel pronto precisa ter muita paciência para lidar com todo o processo burocrático exigido pelos cartórios e dispor de uma boa quantia em dinheiro. Além disso, a pessoa que compra um imóvel pronto não tem liberdade de escolher os detalhes, mas isso não impede eventuais reformas e projetos de decoração.
Durante a visita, é importante prestar bastante atenção em tudo! Verificar se as instalações elétricas e hidráulicas estão “ok”, se há problemas de ventilação ou iluminação, e analisar bem a localização do imóvel para não ter problemas futuros relacionados a barulhos ou de segurança.
Imóvel na planta: Um imóvel na planta oferece grandes possibilidades de decoração, ou seja, o proprietário poderá customizar do jeito que desejar. Além disso, é mais barato que um imóvel pronto, possui ótimas taxas de financiamento, maior valorização e menos burocracia. A documentação é mais simples e toda a transação é realizada apenas entre a construtora e o comprador.
No entanto, podem haver atrasos nas obras durante a construção do imóvel e até correr o risco de não ficar pronto. Por isso, recomenda-se checar a situação da construtora, solicitar documentos que comprovem sua boa condição financeira e a inexistência de risco de falência, observar se há muitas reclamações no Procon, a receita da companhia, INSS ou se há notícias negativas sobre a empresa.