Uma das etapas mais difíceis de um financiamento é cumprir todos os trâmites burocráticos, como reunir toda a documentação necessária. Cada tipo de financiamento ou instituição financeira tem a sua exigência e especificidade, então nem sempre os documentos essenciais para uma empresa serão os mesmos para outra.
Essa fase da negociação pode levar tempo e gerar custos, por isso, é importante se informar com antecedência para evitar dores de cabeça no futuro.
Pensando nisso, fizemos uma lista com os documentos básicos para te ajudar a agilizar o seu processo.
- Documento de identidade (RG);
- CPF;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Comprovante de residência;
- Holerite mais recente;
- Carteira profissional;
- Imposto de renda;
- Extrato bancário.
Documentação errada pode reprovar um pedido de financiamento imobiliário
Um problema bastante comum na hora de iniciar o processo de aquisição de um imóvel é uma documentação insuficiente ou inválida, por isso, é importante estar atento ao estado de conservação e ao prazo de renovação de determinados documentos como o RG, por exemplo.
Caso os documentos estejam em más condições ou com prazo de validade vencido, a pessoa pode ser impedida de assinar o contrato ou ter sua proposta negada.
Então, somente depois de reunir e verificar a condição de todos os documentos acima, é que o investidor deverá procurar a instituição que deseja e ver quais são os próximos passos para a realização do seu sonho.