O ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) nada mais é do que um imposto municipal cobrado sobre a transferência de propriedade de um imóvel. Ele é calculado com base no valor venal ou de mercado do imóvel e seus valores podem variar de acordo com a legislação de cada lugar.
Ao contrário do que muitos pensam, o ITBI vai muito além de ser apenas um encargo financeiro. Ele possui uma série de aspectos interessantes que valem a pena ser explorados.
O ITBI contribui para o desenvolvimento dos municípios e isso reflete diretamente na valorização dos imóveis, tornando-o essencial nas transações imobiliárias. Diferente de outros impostos, que são utilizados para fins diversos, o ITBI é direcionado exclusivamente para o município onde o imóvel está localizado. Ele é uma importante fonte de receita para as prefeituras, que utilizam esses recursos para investir em infraestrutura, educação, saúde e outros serviços públicos essenciais. E quem é investidor sabe bem que quanto mais investimentos são feitos em uma região, mais atrativa ela se torna e mais valorizados os seus imóveis são.
Como mencionado no início, o pagamento do imposto é baseado no valor venal ou de mercado do bem. Isso significa que, em regiões onde há grande valorização imobiliária como a Rota Ecológica dos Milagres, o ITBI pode representar um valor significativo.
Todos esses pontos são muito vantajosos para quem já tem ou pensa em comprar um imóvel, pois gera maior rentabilidade, seja com locação por temporada ou revenda.
Ficou alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários.