Ter uma casa na praia longe do agito dos grandes centros urbanos é o sonho de muitos brasileiros que pode impactar positivamente na qualidade de vida…
Segundo pesquisas, morar perto do mar traz inúmeros benefícios para a nossa saúde física e mental. Viver em uma casa na praia, por exemplo, pode proporcionar dias agradáveis e menos estressantes, bons momentos em família ou com os amigos, além de facilitar o planejamento de férias e feriados, sem toda aquela correria ou horários definidos para fazer reservas, check in ou check out, procurar vagas no estacionamento em hotéis e pousadas.
Se tratando de lazer e bem-estar, é um investimento e tanto! Mas, será que vale a pena investir nesse tipo de imóvel com foco na rentabilidade? O que é preciso considerar antes de fazer o investimento?
O mercado de locação por temporada movimenta no Brasil mais de R$ 2 bilhões por ano, e isso acontece porque os proprietários dos imóveis enxergam nesse negócio uma ótima oportunidade de rentabilizar seu investimento e a possibilidade de uso do imóvel, sendo mais lucrativo do que contratos de longo prazo.
O litoral de Alagoas é um dos mais disputados do Nordeste para locação, pois além de ter um cenário turístico excelente com praias paradisíacas, várias atrações, passeios e uma gastronomia que é referência no país inteiro. Demanda por hospedagem em qualquer época do ano é o que não falta, especialmente nas altas temporadas como nos períodos de férias, feriados, Natal e réveillon.
Aqui, o aluguel por temporada pode render 30% a.a ou mais. É uma excelente opção para aumentar o seu patrimônio e elevar a sua renda atual. Mas, é imprescindível que você se atente a algumas dicas antes de dar esse grande passo na sua carteira de investimentos.
PLANEJAMENTO: Toda decisão que envolve dinheiro requer planejamento.
É necessário fazer um balanço patrimonial e analisar se a compra irá gerar mais satisfação ou preocupações no futuro. Lembre-se que, além do valor investido na compra do imóvel, há também gastos fixos como IPTU, condomínio, seguro residencial, manutenção de jardins e piscina, energia elétrica e água etc.
A primeira reflexão é: a casa será usada com frequência e regularidade? Se a resposta for “não”, então é uma boa opção alugar por temporada.
LOCALIZAÇÃO E ESTRUTURA: Escolha um imóvel com áreas de lazer amplas e completas, em regiões de fácil acesso, bastante procuradas na temporada e que estejam em constante desenvolvimento como Japaratinga e a Rota Ecológica dos Milagres.
Uma casa de praia bem localizada tem grande potencial de valorização, então procure investir em lugares de fácil acesso, com boas estradas e sinalização, restaurantes, supermercados, farmácias etc.
Quer saber mais sobre esse tipo de investimento e conhecer todas as oportunidades no litoral de Alagoas? Visite o nosso site e fale com um dos nossos especialistas!