Sejam casas, apartamentos ou lotes, investir em imóveis é uma das formas mais lucrativas e seguras de construir um patrimônio. Confira abaixo alguns dos principais motivos pelos quais esse é um dos tipos de investimentos preferidos de investidores em todo o mundo.
Segurança: Imóveis são imunes à quebra de bancos e não podem ser congelados pelo governo.
Além disso, todas as atividades da vida necessitam de um local para serem realizadas. Seja para moradia, lazer ou negócios, sempre há um imóvel envolvido. Mesmo na crise sempre existirá demanda.
Potencial de valorização: O déficit habitacional no Brasil somado ao aumento populacional gera um aumento consistente na procura por imóveis, e o efeito do aumento na demanda consiste na valorização dos imóveis existentes e projetos arquitetônicos diferenciados.
Proteção contra a inflação: O valor das parcelas da compra de um apartamento, dos aluguéis e de outras transações do mercado imobiliário são automaticamente atualizados pelo Índice Nacional da Construção Civil – INCC, uma espécie de índice que mede os preços do setor da construção civil.
Desse modo, investir na incorporação imobiliária ou alugar algum imóvel vai proteger o poder de compra do seu dinheiro da inflação.
Renda: Alugar imóveis permite que você gere uma renda extra, ou seja, uma espécie de salário onde você não precisa trabalhar mensalmente para conseguir.
Benefícios fiscais: A depender do tipo de investimento imobiliário, é possível obter benefícios fiscais como deduções com juros de hipotecas, despesas operacionais, seguros, depreciação e isenção do IR para investidores de imóveis residenciais.
Aqueles que investem em imóveis residenciais podem conseguir isenção de Imposto de Renda de duas formas:
- 1ª Caso utilizem todo o dinheiro da venda na compra de outro imóvel residencial no país em até 180 dias.
- 2ª Se o valor da venda do imóvel residencial for de até R$440 mil, mesmo que não haja nenhuma outra aquisição posterior e desde que o proprietário não tenha vendido outro imóvel nos últimos cinco anos.
Formação de patrimônio: Para construir um patrimônio é necessário investir frequentemente, mas nem todas as pessoas têm disciplina para reservar um valor X todos os meses e aplicar financeiramente, ou para não cair em tentação e acabar gastando na primeira necessidade.
Agora quando o assunto é investimento no mercado imobiliário, a conversa é outra. Se você adquire um imóvel financiado, por exemplo, sempre haverá uma parcela que se não for quitada resultará em consequências muito sérias. Além disso, diferentemente de aplicações financeiras, com o capital imobilizado você não vai decidir vender um imóvel do nada para pagar o primeiro boleto atrasado. Então, investir em imóveis te ajuda a ter disciplina e construir seu patrimônio.
Proteção para a família: Ter um imóvel alugado pode funcionar como um plano B, se caso algum dia a renda principal da sua família seja encerrada por algum motivo. Pois, os valores dos aluguéis mensais podem suprir as necessidades e garantir a sobrevivência de todos por muito tempo. Além disso, um imóvel também pode funcionar como herança para seus descendentes, pois se trata de um bem duradouro.