Com um grande potencial de expansão, o turismo é o segundo maior segmento da economia alagoana. Os mais atraentes pontos turísticos do estado são verdadeiros palcos para empreendedores nacionais e internacionais de alto padrão investir.
Nos seus 230 km de litoral, o estado de Alagoas possui um dos mais belos catálogos de praias do Brasil, com desenvolvimento acelerado decorrente de investimentos constantes em infraestrutura, tem se tornado cada vez mais conhecido por possuir a melhor e mais moderna rede hoteleira do Nordeste. Além da ampliação da rede hoteleira, empreendimentos de pequeno e médio porte como flats, apartamentos para temporada e de segunda residência, também aquecem o mercado turístico imobiliário gerando empregos diretos e indiretos.
Com uma ocupação de quase 100%, o Litoral Norte de Alagoas é também um dos destinos mais procurados no réveillon. Em Maragogi, popularmente conhecido como Caribe brasileiro e um dos maiores polos hoteleiros do país, todos os anos é realizada a tradicional queima de fogos de artifícios na orla marítima que costumam colorir o céu na virada do ano, atraindo turistas para as praias da cidade, bares, restaurantes e lojas de artesanato.
São Miguel dos Milagres é outro grande paraíso para festas de fim de ano em meio a cenários paradisíacos à beira-mar. Cada evento reúne cerca de 1.500 pessoas e movimenta milhões de reais todos os anos.
Apesar do ano de 2020 ter sido marcado pela pandemia, que inviabilizou a locomoção de pessoas e afetou diretamente o setor de turismo em todo o mundo, Alagoas seguiu atraindo investimentos e aumentando a movimentação em seu território e, por isso, tem muito a comemorar. A conquista inédita de voos diretos para a Europa, e a valorização dos terrenos por meio da construção de empreendimentos que são verdadeiros resorts e que estimulam a visitação das pessoas durante seus dias livres, são algumas das grandes conquistas que marcaram o turismo alagoano.