Na hora de decidir entre um e outro é preciso avaliar todas as possibilidades, pois em ambos os casos existem vantagens e desvantagens. Os 3 critérios que precisam ser considerados são: o valor disponível para investir, o tempo e a paciência do proprietário.
A primeira vantagem de construir um imóvel do zero como, por exemplo, uma casa, é a liberdade que o proprietário tem de criar um projeto arquitetônico de acordo com seus gostos e necessidades, e o fato de que não será necessário realizar melhorias ou reformas para ser cômodo. Porém, a obra pode extrapolar o tempo estipulado e ultrapassar os gastos estimados.
O imóvel pronto, por sua vez, além de ter um valor de mercado adequado, estará apto a ser ocupado logo após a compra, diferentemente daquele que será construído e precisa seguir uma sequência de etapas para que o proprietário possa vir a morar. E mesmo que haja a necessidade de realizar alguma intervenção para que o imóvel se adeque às necessidades do novo proprietário ou de sua família, o tempo de obra não se compara ao de uma construção.