O mercado imobiliário é um setor que cresce todos os anos. Mesmo com os problemas econômicos decorrentes da pandemia, não parou de crescer e em 2021 tem se mostrado bastante aquecido com uma valorização interessante de imóveis.
A migração dos investidores de renda variável para o setor imobiliário é um dos fatores que vem corroborando para esse crescimento, pois com as medidas tomadas pelo governo durante a pandemia envolvendo cortes na taxa Selic e os índices de incerteza da bolsa, os imóveis se tornaram uma escolha comum entre os investidores. Afinal de contas, os imóveis não se desvalorizam como o dinheiro.
A taxa SELIC diz respeito às taxas básicas de juros do Brasil, ou seja, é ela quem norteia todas as operações da economia do nosso país que envolvem juros. Cada ajuste realizado nessa taxa modifica os valores de juros no cenário brasileiro, quando a taxa está alta, por exemplo, tudo fica mais caro! Mas, quando há uma queda na Selic, os bancos e instituições financeiras diminuem as taxas de juros fazendo com que o crédito fique mais acessível para a população e haja uma maior circulação de dinheiro.
Com a baixa da Selic em comparação aos outros anos, 2021 é o ano perfeito para investir em imóveis, pois materializar dinheiro é uma ótima defesa contra possíveis crises financeiras e não existirão outros investimentos tão rentáveis e seguros quanto esse. Isso significa que a aquisição de um imóvel proporciona bons resultados tanto no cenário positivo quanto no negativo da economia.