A pandemia trouxe estagnação para muitos setores da economia mundial, porém mesmo com os receios da crise a busca por imóveis se intensificou e marcos inesperados foram alcançados no mercado imobiliário. Estando totalmente na contramão do cenário econômico atual, o setor segue aquecido desde 2020. De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e da Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe) as vendas de imóveis cresceram 26,1% no ano passado, sendo 8,4% somente no estado de Alagoas.
O isolamento social foi o grande responsável por tornar o cenário positivo para o mercado imobiliário, uma vez que mudou o comportamento e a maneira de agir das pessoas. Com o trabalho e os estudos sendo realizados de forma remota, as pessoas passaram a ficar mais tempo em suas casas e a valorizar ainda mais uma boa estrutura, aconchego, segurança e bem-estar.
Como resultado, essas mudanças refletiram no setor imobiliário valorizando empreendimentos e destacando características importantes que devem ser consideradas na hora de escolher um imóvel para morar como, por exemplo, área de lazer, boa ventilação, privacidade e localização.
Diante da tendência de consolidação do trabalho em home office anunciada por várias empresas no estado e da possibilidade de muitos deixarem os grandes centros urbanos em busca de mais qualidade de vida, a maioria dos empresários vem lançando novos projetos ao longo do ano para possibilitar cada vez mais a compra de terrenos, e assim aumentar a perspectiva para a produção imobiliária.
Desse modo, estima-se que o mercado imobiliário continuará crescendo em 2021, ou melhor, dando continuidade ao crescimento de vendas percebido no ano anterior. Trata-se do momento perfeito para aqueles que desejam investir no mercado imobiliário, seja para moradia ou aluguel, pois além da valorização da moradia também poderão contar com taxas baixas de juros.